A TUNA MELICHES É ASSIM! Mais uma vez lá estivemos no Centro de Dia de Bordalo-Santa CLara, para convivermos com as pessoas mais idosas deste Lar, numa tarde bem quente mas onde não faltou animação e um lanche muito saboroso!
Os nossos amigos das Vozes da Rádio desafiaram a malta para escrever quadras de S. João para eles cantarem. O resultado é este... em que, pelos minutos 1m46s e 2m30s cantam duas quadras feitas assim de repente, na altura, por este que se assina:
"Antes atingia o Clímax
Quando via o Eládio
Mas agora é com Vozes
Que se vêm lá da Rádio.
São João, se és porreiro
Vem do altar em meu socorro
Tenho ao lado um tripeiro
Com um grande alho porro"
"Sanfonas, cavaquinhos e outros instrumentos acústicos, alguns dos quais criados por Fernando Meireles, fazem a sonoridade dos Realejo, algures entre a música de câmara e as músicas tradicionais portuguesa e europeia. O grupo é mais um dos companheiros da viagem na exploração da herança de Giacometti.
Até final de 2012, apresentaremos na OMT uma série de concertos a partir das recolhas e do espírito de andarilho de Giacometti. Desta vez recebemos o projeto musical Realejo. A singularidade do projeto e a seriedade do trabalho deste grupo garantiram-lhe um lugar no quadro da música portuguesa e uma presença assinalável além fronteiras.
Constituem os Realejo:
Amadeu Magalhães - gaita de foles, flautas, braguesa, concertina, bandolim, cavaquinho; Catarina Moura (voz); Fernando Meireles (sanfona, bandolim e cavaquinho); Jorge Queijo (percussão) e Miguel Veras (viola).
Numa recente visita à "Casa das Histórias da Paula Rego" em Cascais......encontrei por lá o "nosso" Jorge Castro......muito bem acompanhado!"GOSTEI" mesmo!