"Amizades,
Este é um desafio muito sério. Do tamanho dos afectos e das pontes que, em determinado momento das nossas vidas, nos uniram e nos unem.

Então, lembrei-me de vós. De cada um que cruzou, em momentos vários, a minha vida e que por uma variedade infindável de razões, me pareceu fazer sentido associá-lo a esta evocação, com passeata.
E como a deslocação até Miranda do Douro será, para a maioria, coisa do arco-da-velha e nada fácil de aceitar e/ou realizar à primeira, passou-me pela cabeça condimentar esse longo passeio com uma série de condimentos, que o tornassem mais apelativo. Assim, aproveitando o feriado de 05 de Outubro próximo, proponho-vos um fim de semana prolongado, com uma facada na sexta-feira, por Terras de Miranda. E o programa será:
- dia 05 de Outubro: viagem e ponto de encontro (20h) no Restaurante da Balbina, no centro de Miranda, para jantar.
- dia 06: passeio de barco, pela Reserva Natural do Douro Internacional - a partir das 10 h da manhã, com duração de cerca de 2h30 - entre a barragem de Miranda e a do Castro (preço por pessoa, para grupos, rondará os 17 euros - eu tratarei da reserva do barco para o grupo); de tarde, sem pressas, visita guiada aos interiores da barragem do Barrocal do Douro (Picote), seguindo-se pequeno passeio pelas casas do "Moderno Escondido" -... quem não souber o que isso é, ficará a saber; para quem quiser, jantar em Sendim, que fica ali perto, na Gabriela (com visita à povoação, artesanato, etc.).

Para levar isto a bom porto, preciso da colaboração de cada um. E a presença de cada um enriquecerá, à partida, este encontro. Por mim, dou a cajadada nos dois coelhos, salvo seja: partilho com aqueles de quem mais perto me sinto o meu gosto por Miranda e pago-lhe a ela o tributo que julgo devido pela minha bela meninice por lá passada.
Tendo a noção precisa do "incómodo" e despesas que uma deslocação destas acarreta, de cada um de vós peço apenas que me digam se posso contar convosco ou não. Como podem imaginar, em termos logísticos, a coisa é muito complicada e será fundamental saber com quem conto, pelo que a vossa resposta, positiva ou negativa, me é fundamental.
Muito agradeço as vossas respostas até ao dia 10 de Setembro.
Um abraço grande, com amizade.
Jorge astro [foi assim mesmo que ele assinou. Comeu o C...]"
Enviou-nos ainda algumas informações (não exaustivas) quanto a alojamentos, para que possamos efectuar as respectivas reservas.
Malta da Tuna Meliches e Respectivas Bailarinas, vamos?