sábado, julho 29, 2006

Rafaelitolindo em reportagem na FNAC




FNAC dia 28.
Lá estivemos eu, a Celeste a Margarida a Joana a Dina e claro a vedeta Pedro, que fez o gostinho ao dedo com o realejo!

sábado, julho 22, 2006

Escadas de S. Tiago - 18 de Fevereiro de 1984

Hoje de manhã fui à Feira das Velharias, na Praça Velha (em Coimbra, para quem não saiba). Ao olhar para as escadas de S. Tiago (ao lado da igreja do dito), tive pena de não ter convencido os meus amigos a irmos para ali tocar, cantar e divertirmo-nos nesta manhã de sábado. É que alguns acharam que tinha que ser com todos... e alguns não podiam...
Relembrei-me deste momento da fotografia, em que eu e o Mário Rui, uns meses depois da licenciatura acabada, levámos para ali dois cartazes: um afixado na parede, que dizia «Invista em nós. Visite a nós modelo» (e tinha desenhada uma nós*, para quem não soubesse o que era); e outro junto a noz :-) que dizia «por fabor bote em nós. Venha a nós os vossos réis».
Ah, aquilo que vêem nas nossas caras são lágrimas... de papel. Havia pessoas que ficavam com pena de nós... digo, noz. Aliás, noutra vez levámos óculos com olhos desenhados, um a apontar para cada lado. Mas dessa vez fomos para as escadas monumentais, quando ainda era lá o Hospital da Universidade (sítio fraco para o negócio, nada recomendável, que os estudantes são todos uns tesos... em todos os sentidos).
E sabiam que várias vezes, nas escadas de S. Tiago, tivemos que negociar com mendigos por estarmos «a ocupar o espaço no turno» que era deles? Há ali muita organização escondida...
Tantas histórias engraçadas... que mais que recordar, me interessa (re)viver!...

* se acha que nós está mal escrito, noz também

quinta-feira, julho 20, 2006

Só olhas para os pormenores...

Convém esclarecer os visitantes de que o Rafael, devido ao aparelho, não vê bem a totalidade do mundo. Por isso deixou-se prender por um pormenor, cuja visão de conjunto é a que se segue:



Mariquices da cegueira...

quarta-feira, julho 19, 2006

quarta-feira, julho 12, 2006

Tuna Percas - Recomendações para os próximos dias

  • 14 de Julho às 22h00 na FNAC - André Sardet «Acústico ao vivo». Para comemorar 10 anos de carreira, André Sardet apresentou um espectáculo em formato acústico no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra. O concerto contou no alinhamento com alguns dos maiores sucessos do cantor, incluindo entre outros “O Azul do Céu”, “Perto Mais Perto”, “Foi Feitiço” e “Quando Eu te Falei de Amor”. Acústico regista esse momento e conta com a participação especial de Luís Represas no tema “Se Eu Disser”. Espectáculo gratuito.
  • 14 e 15 de Julho a partir das 22h00 e pela noite dentro, no castelo de Montemor-o-Velho - 1ª edição do Festival Música no Castelo. Diz a organização que este Festival "é descomprometido com um género musical ou com uma classificação musical mais generalista. Não se trata de um festival de world music. Nem de um festival de música urbana. É um festival de música, ponto final. E nesse conceito são compatíveis a música da terra e a música mais urbana". Detalhes no site dos At-Tambur.
  • 20 de Julho às 22h00 na FNAC - Jon Luz - «Farrópe d´Poesia» ao vivo. Entrada gratuita. Farrópe d´Poesia é o primeiro trabalho do compositor e instrumentista Jon Luz, depois de acompanhar e compor para artistas como Cesária Évora, Maria Alice, Tito Paris ou João Afonso. Este exímio cavaquinista combina de modo particular os ritmos tradicionais cabo-verdianos com as sonoridades contemporâneas da world music. A originalidade da sua música resulta da combinação única entre ritmos tradicionais como a morna, a “coladera”, o funaná, o batuque, o “sanjon” e as letras das histórias que conta numa concepção original de arranjos. Destaque especial para os duetos com Filipa Pais e Nancy Vieira e as participações nos coros de Lura e Marta Dias.
  • 28 de Julho às 22h00 na FNAC - Fernando Meireles - «Sanfonas» ao vivo. Entrada gratuita. Fernando Meireles iniciou a sua actividade como construtor autodidacta de cavaquinhos, violas, bandolins e guitarras. Actualmente, é o único em Portugal a construir sanfonas (instrumento de corda friccionada por uma roda). A par dos Realejo, que fundou em 1990, Fernando Meireles colaborou com vários artistas como, por exemplo, Fausto. Sanfonas é o seu novo projecto que conta ainda com Patrícia Pereira, Estela de Vento e Miguel Veras.
  • 30 de Julho a 6 de Agosto em S.Pedro do Sul - 10ª edição do Festival Andanças, organizado pelo grupo PédeXumbo. O programa completo e todos os detalhes estão aqui.

Agenda da Tuna Meliches (pós-férias):

(eu gostava tanto de voltar a tocar num destes sábados de manhã nas escadas de S. Tiago, na baixa de Coimbra...)

  • algures em Setembro - proposta de actuação no aniversário de uma empresa de engenharia.
  • algures em Setembro ou Outubro - a Tuna Meliches irá finalmente gravar as suas musiquinhas, com o especial patrocínio e benevolência do Fernando (fgs). E até já temos capa (bem hajas, Raim)! E a bênção da Encandescente!
  • algures em Outubro - actuação na inauguração da c... da prima do Pedro Concertinas.
  • algures em Outubro - actuação com o grupo NACO numa peça de teatro de rua, lá pelas bandas da terra do Pedro.

segunda-feira, julho 10, 2006

Mensagem da Encandescente para a Tuna Meliches

A nossa amiga poetusa Encandescente, que reactivou o blog Erotismo na Cidade, enviou-nos esta mensagem a propósito do poema dela que musicámos e tocámos no Sãorau do 5º Encontra-a-Funda:
"Ouvi e gostei muito do fado com o poema que a Tuna Meliches cantou. Por favor agradece-lhes por mim. E um obrigada especial à Luisa, que deu emoção ao poema. Gostei mesmo muito."
Que faria se ela não tivesse ouvido só a gravação que fizemos logo no início, feita com um microfone de computador no meio da sala e ainda sem arranjos nenhuns, quando todos ainda andavam às aranhas para interiorizarem a melodia...

domingo, julho 09, 2006

Retomemos a luta...


Por causa do mundial quase nada tem aparecido aqui. Foi pena a Malta não ter feito parte das 32 equipas... Se assim fosse, talvez tivessem bordado na camisola o menino tonecas sentado no 'canhão' do professor.

quarta-feira, julho 05, 2006

Reportagem fotográfica do 5º Encontra-a-Funda no Porto - almoço de 24

24 de Junho de 2006 - almoço no restaurante Bacalhoeiro


O Jorge Costa levou muito a sério a organização deste encontro. A vista da janela do restaurante Bacalhoeiro, sobre o Douro e o Porto, era deslumbrante.

A malta, que já é batida nestas andanças, logo que chegou fez uma dança das cadeiras... e ninguém ficou de costas para ninguém, que nunca fiando...

... como se demonstra nesta foto, onde só o Rafaelitolindo aparece de cernelha.

Para quem não esteve no almoço, esclarece-se que não houve morangos.

Houve malta que se juntou a nós no final do almoço, como a Corpos e Almas, a LolaViola...

... e o Pedro Laranjeira, com a Fatinha e a Sarinha. O Rafelitolindo estava triste, porque a miúda dele teve que ir em serviço de urgência para Coimbra. Mas ao jantar já era ver a caudita dele a abanar, porque a Celeste voltou para os seus braços... e pernas... e...

Fotos: Car(l)os Car(v)alho, OrCa e SirHaiva.

segunda-feira, julho 03, 2006

Recomendações e agenda da Tuna Meliches

  • 8 de Julho - teatro com o grupo NACO, em Lazarim. O Pedro Concertinas, one-man-band-and-show do grupo, aproveita para trazer de lá uma máscara de Carnaval em madeira, encomendada pela São Rosas para a sua colecção de arte erótica.
  • 10 de Julho às 21h30 - Ney Matogrosso ao vivo. Local - Pátio das Escolas. Bilhetes à venda na FNAC, lojas Abreu, Diário de Coimbra e Ticketline. A notícia aqui.
  • 14 de Julho às 22h00 na FNAC - André Sardet «Acústico ao vivo». Para comemorar 10 anos de carreira, André Sardet apresentou um espectáculo em formato acústico no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra. O concerto contou no alinhamento com alguns dos maiores sucessos do cantor, incluindo entre outros “O Azul do Céu”, “Perto Mais Perto”, “Foi Feitiço” e “Quando Eu te Falei de Amor”. Acústico regista esse momento e conta com a participação especial de Luís Represas no tema “Se Eu Disser”. Espectáculo gratuito.

Agenda da Tuna Meliches (pós-férias):

(eu gostava tanto de voltar a tocar num destes sábados de manhã nas escadas de S. Tiago, na baixa de Coimbra...)

  • algures em Setembro - proposta de actuação no aniversário de uma empresa de engenharia.
  • algures em Setembro ou Outubro - a Tuna Meliches irá finalmente gravar as suas musiquinhas, com o especial patrocínio e benevolência do Fernando (fgs). E até já temos capa (bem hajas, Raim)!
  • algures em Outubro - actuação na inauguração da c... da prima do Pedro Concertinas.
  • algures em Outubro - actuação com o grupo NACO numa peça de teatro de rua, lá pelas bandas da terra do Pedro.

domingo, julho 02, 2006

Reportagem fotográfica do 5º Encontra-a-Funda no Porto - a noite de S. João

23 de Junho de 2006 - cais de Gaia


Antes da meia-noite, lá estávamos na esplanada junto ao rio, no Cais de Gaia. Enquanto esperávamos pelo fogo de artifício, o Jorge Costa comprou dois balões de S. João e ensinou-nos a trabalhar em equipa para o fazer voar.

O Jorge Costa até inspirava confiança, com este ar técnico. E os balões subiram mesmo, com toda a pujança. Um deles ainda pairou por momentos em cima das pessoas que assistiam ao espectáculo da Merche Romero, no palco da RTP1, que transmitia um programa em directo num palco mesmo ao nosso lado.

[se alguém quiser receber o video desse momento, diga. São 8,06MB filmados pelo SirHaiva. É um momento histórico, com a Merche a gritar «Olha o balão!» e ele a subir, todo inchado com uma valente erecção... de ar quente!]


Com pontualidade tripeira (isto é, com um atraso do caralho), lá iniciou o fogo de artifício. O Pedro Laranjeira imaginava no céu os cabelos da Merche Romero. E consta que não era só ele...

Depois, com todo o sossego, dirigimo-nos para o tabuleiro inferior da ponte Luís I. Por mais que tentássemos ir juntos, era impossível. E todos ficámos com a impressão, ao atravessar a ponte, que estávamos bêbedos, porque tudo parecia abanar. E abanava mesmo! Aquela malta do Porto quer ter outra ponte das barcas!
[Rafaelitolindo - "A passagem da ponte não me vai esquecer tão depressa. Senti-me desmaiar... não me tivesse tranquilizado a Celeste (que também estava à rasca), dizendo-me que era a ponte que baloiçava!..."]
[Dina - "E eu? Nada mais tranquilizante que ir agarrada a um engenheiro civil que, mesmo a cambalear, desatou a correr!"]
[Jorge Costa - "E eu? Que sei que a ponte abana... mas não cai! Pela televisão! Pela televisão! Tchsss... Tchsss... palavra d'honra! Tchsss... Tchsss..."]
Na ribeira, o Jorge Costa avisou logo: «encontramo-nos do lado de lá, junto ao Cubo». Só se esqueceu que um cubo tem seis faces!


Subimos para as Fontaínhas e tratámos dos nossos aparelhos digestivos com viuvinhas, sardinhas, frango, febras e caldo verde, tudo devidamente desinfectado com lixívia.
E às 05h00m deu-se por encerrada a sesSão.

Fotos: OrCa, Pedro Laranjeira, Jorge Costa, SirHaiva e São Rosas.