quinta-feira, setembro 11, 2008

Santuário da Senhora das Preces

NORoteiro da nossa caminhada pelo Piódão!
O Santuário de Nossa Senhora das Preces e a povoação do Vale de Maceira localizam-se no braço estendido a poente do Monte de Nossa Senhora das Necessidades, o Cabeço ou Monte do Colcurinho, como é também conhecido na região.

Dentro da freguesia de Aldeia das Dez – concelho de Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra), e no espaço da região centro do país, o Santuário é um local de características únicas, testemunho de uma devoção e evolução ao longo dos séculos recentes que nos precedem.

No espaço, dos 650 metros de altitude até aos 750 metros, encontramos: na parte inferior, uma imponente e verdejante arborização, constituída por variadas espécies exóticas e algumas árvores da região, e um conjunto de lagos em granito; nos patamares acima: a igreja, o coreto, o lago do repuxo, o chafariz monumental, a gruta do Presépio, as capelas da Paixão de Cristo, a Albergaria (recentemente restaurada), alguns edifícios anexos e majestosas árvores seculares.

O “nova” Albergaria oferece hoje: cozinha, casas de banho, salão (refeitório/reuniões) sala de estar, e um total de 30 camas, divididas por 2 camaratas com seis camas cada, uma camarata com 12 camas e 3 quartos duplos com casa de banho privativa, todo este equipado com aquecimento, e à espera de muitos visitantes. (Para saber da disponibilidade de ocupação do Albergue poderá

5 comentários:

Tuna Tecales!