sábado, setembro 05, 2009

Homenagem a Zeca Afonso

Hoje pelas 15H30 na Casa Municipal da Cultura, aborda-se o tema " A Música de José Afonso" por Manuel Rocha, RUI PATO e José Mário Branco

Celestelinda e Rafaelitolindo, os nossos repórteres que vão aonde os outros não chegam (mas deviam), estiveram lá:

Foi uma sessão BRILHANTE!
Apesar da não presença de José Mário Branco e da pouca assistência (mas muito interessada), as intervenções do Prof. Manuel Rocha e Dr. Rui Pato foram de uma riqueza fora do vulgar.
O Prof. Manuel Rocha mais sobre o aspecto musical, focando o aspecto original dos temas e depois o tratamento com "mais textura", mais "roupagem", como os originais foram sendo interpretados por diversos grupos.
O Dr. Rui Pato prendeu de uma forma extrordinária a assistência com a narração como entrou nesta "aventura" com o Zeca Afonso!
E para quem não sabe essa aventura começo exactamente na Praça de Ceuta, casa dos pais do Rui Pato!
(Vou agora tirar o "Dr.")
Imaginem o Rui Pato com 15 anos sentado nas escadas que vão do rés do chão ao 1º andar, a ouvir o Zeca a cantar e a tocar (na viola do Rui), com o Rui a dizer: "Zeca, se não se importa é melhor eu tocar a viola..."
O Zeca já não largou mais o Rui Pato!
Mas o momento mais fantástico foi quando o Rui Pato tira da pasta com documentos que levava, uma série de POSTAIS DE CORREIO daquela época que ele escreveu ao Rui e ao pai e cuja leitura foi um momento mágico desta sessão!
Só quem lá esteve pode avaliar, porque é difícil descrever o conteúdo dessa correspondência, o grau intimista como o Zeca Afonso tratava de diversos assuntos com o Rui e o pai.
Eu, a Celeste Maria e todos os presentes ficámos maravilhados com esta "revelação", que foi feita pela 1ª vez!
A sessão foi moderada por Jorge Cravo, estando também presente o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Mário Nunes.

3 comentários:

  1. O que vale é que tu tens sempre o Sonotone ligado!

    ResponderEliminar
  2. Foi uma sessão BRILHANTE!!!!!
    Apesar da não presença de José Mário Branco e da pouca assistência(mas muito interessada), as intervenções do Prof Manuel Rocha e Dr Rui Pato foram de uma riqueza fora do vulgar.
    O Prof Manuel Rocha mais sobre o aspecto musical, focando o aspecto original dos temas e depois o tratamento com "mais textura", mais "roupagem", como os originais foram sendo interpretados por diversos grupos.
    O Dr. Rui Pato prendeu de uma forma extrordinária a assistência com a narração como entrou nesta "aventura" com o Zeca Afonso!
    E para quem não sabe essa aventura começo exactamente na Praça de Ceuta, casa dos pais do Rui Pato!
    (Vou agora tirar o Dr)
    Imaginem o Rui Pato com 15 anos sentado nas escadas que vão do rés do chão ao 1º andar,a ouvir o Zeca a cantar e a tocar(na viola do Rui), com o Rui a dizer : Zeca se não se importa é melhor eu tocar a viola...
    O Zeca já não largou mais o Rui Pato!!!!
    Mas o momento mais fantástico foi quando o Rui Pato tira da pasta com documentos que levava, uma série de POSTAIS DE CORREIO daquela época que ele escreveu ao Rui e ao pai,e cuja leitura foi um momento mágico desta sessão!
    Só quem lá esteve pode avaliar, porque é dificil descrever o conteúdo dessa correspondência,o grau intimista como o Zeca Afonso tratava de diversos assuntos com o Rui e o pai
    Eu, a Celeste Maria e todos os presentes ficamos maravilhados, com esta "revelação" que foi feita pela 1ª vez!!!
    A sessão foi moderada por Jorge Cravo, estando também presente o Vrereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra Dr Mário Nunes

    ResponderEliminar
  3. Eu sabia que iria perder uma "pérola de um momento"... mas tive que andar às voltas com o meu blog (a funda São) que esteve bloqueado e esta tarde, finalmente, foi reposto o seu acesso.
    Vou passar o que escreveste para o "corpo" do post. É interessantíssimo. Embora para mim seja claro, desde o primeiro momento que vi e escutei o Dr. Rui Pato, que é o que um colega meu dos tempos de universidade chama uma pessoa com "um valor extraordinário".

    ResponderEliminar

Tuna Tecales!