quarta-feira, setembro 30, 2009

JOSÉ AFONSO

Tributo a José Afonso
O projecto Memorial José Afonso (1929 – 2009) chega ao fim com um tributo pelo Grupo Canção de Coimbra. O espectáculo está marcado para sábado, 3 de Outubro, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra
.
-O grupo de fado Canção de Coimbra encerra sábado, às 21H45, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, com um espectáculo de tributo, o programa de homenagem ao poeta e cantor que nasceu em Aveiro há 80 anos.
-O projecto Memorial José Afonso (1929 – 2009), uma iniciativa de homenagem organizada pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, cuja abertura aconteceu no passado dia 2 de Agosto, data em que se assinalaram os 80 anos do nascimento do artista – a 2 de Agosto de 1929 – irá encerrar com o espectáculo que pretende ser um tributo protagonizado pelo Grupo Canção de Coimbra.
-A dar voz ao concerto estarão António Dinis, Jorge Machado e Nuno Silva, nas guitarras de Coimbra estarão Fernando Marques e Pedro Santos e na viola estará Manuel João Vaz. Além destes músicos, o espectáculo contará com os “históricos” RUI PATO /viola), que acompanhou Zeca Afonso no seu percurso musical, (nos anos 60), e OCTÁVIO SÉRGIO (guitarrista de Coimbra, que acompanhou Zeca Afonso na gravação do seu último disco (“Fados de Coimbra e outras canções”), editado nos anos 80.
-De acordo com uma nota da organização, os músicos pertencem à geração de noventa do século XX da Canção de Coimbra, reunindo-se em Palco para homenagear uma das figuras maiores do fado/canção de Coimbra.
-A temática central do espectáculo remete para a passagem de José Afonso pela cidade de Coimbra, pelo que se irão interpretar temas relacionados com a entrada no reportório clássico, seguindo-se uma passagem pelas baladas acompanhadas à viola. O espectáculo encaminhar-se-á depois para o regresso final do homenageado à cidade, com temas do disco “Fados de Coimbra e outras canções”, de 1981.
- Tal como José Afonso, todos os músicos que irão pisar o palco do Pavilhão do Centro de Portugal fizeram parte de organismos da Academia de Coimbra, tais como a Tuna Académica da Universidade de Coimbra e o Orfeon Académico de Coimbra.
Texto transcrito do Diário das Beira por Fernando Rafael



4 comentários:

  1. Que pinta... e que pena eu estar bem longe nesse dia...

    ResponderEliminar
  2. Depois põe aqui a reportagem do evento. Assim, não perderei tudo.

    ResponderEliminar
  3. Consultem:http://80anosdezeca.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Tuna Tecales!