sábado, março 13, 2010

Na quarta-feira à noite estive nas urgências do hospital dos Covões...

... com a minha Joanita, porque ela queixava-se de dores fortes num pé.
Fomos até lá (a Mariana veio connosco). Deu entrada no bloco das urgências à 01h00 da madrugada e eu fiquei com a Mariana na sala de espera. O tempo ia passando e, como não havia mais ninguém nas urgências, às 3h20 resolvi pedir informações. Uma enfermeira veio à sala de espera dizer-me:
- Ela está à espera que chegue o médico.
Entrei e fui ter com ela. Perguntei à enfermeira como era possível estar ali alguém este tempo todo, com dores, sentada numa cadeira de rodas, mais de duas horas.
- O ortopedista que está de serviço tem um perfil, tal como nós, enfermeiros. Nós estamos aqui. O médico deve ir verificando se tem serviço. Mas pode estar a fazer uma cirurgia.
- Se está - disse-lhe - concerteza pode a senhora enfermeira saber. É que, nesse caso, pode ser demorado e a minha filha está melhor em casa do que aqui.
Ela foi saber e regressou rapidamente:
- Não está a fazer nenhuma cirurgia.
- Então não entendo. Nem aceito isto. Vou levar a minha filha para casa. Joana, queres ficar aqui mais tempo? Ou preferes ir para casa e voltar amanhã?
- Ó pai, o pé dói-me muito... mas estou estafada. Vamos para casa.
A enfermeira alertou-me:
- Se sair, é considerado abandono.
Respondi-lhe:
- Ai a doente é que abandona?! Ou o médico é que tem aqui uma doente abandonada? Sabe o que me apetecia? Fazer aqui uma algazarra e que chamassem a polícia. Ia preso mas mostrava o que penso disto.
***
Depois de uma noite em que a Joana dormiu o que pôde (nem tinha posição para pôr o pé sem sentir dores), a Mariana levou-a de novo às urgências do hospital dos Covões. Pagou de novo a taxa moderadora (9 euros e tal). Depois de duas horas, foi atendida, diagnosticada e medicamentada: tendão inflamado, com direito a uns dias com meia elástica e a andar com canadianas.
***
No jornal «as Beiras» li esta notícia... e fiz uma leitura muito pessoal do título:

28 comentários:

  1. Joaninha,desejo que estejas sem dores.
    Quanto ao tendimento hospitalar,lamentável!
    Os médicos reconhecem a necessidade de mundança,mas...nem todos.
    Situações a denunciar,com firmeza!

    ResponderEliminar
  2. Ela já está melhor.
    O pai é que teve um tratamento de sono neste fim de semana, para compensar as horas que não dormiu naquela noite.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma gloriosa aventura no infame SNS. Pelo menos, valha-nos ao menos isso, ninguém lhe perguntou se ela não achava que aquilo era uma brucelose...

    As melhoras, Joana!

    Pai da Joana, duas rodelas de pepino e as olheiras nem se notam!

    ResponderEliminar
  4. Se fosse comigo...Ai se fosse comigo...Bom! Se fosse comigo... Tinha ido ao endireita! (eheheheheheh)

    A Sãozita também deve ter mandado o PM ao endireita, para ele ter feito tantas horas de cama....

    As melhoras Joana...e o Pai que se endireite

    ResponderEliminar
  5. Abusam sempre do pai por ser franzino...

    ResponderEliminar
  6. As melhoras da Joana.
    Isto há coisas inadmíssiveis!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Pois. De facto é inadmissível eu não ter o caparro que os meus amigos têm...

    ResponderEliminar
  8. O que é que queres que te endireitem?

    ResponderEliminar
  9. Tu?! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada!...

    ResponderEliminar
  10. Olha ainda a Joana teve MUITA SORTE!!!
    Foi já ter passado a "MODA" da gripe "A"...(sempre disfarçava a falta do médico!!!!!)

    Estou comó Carlos : quando fôr assim...aguarda que a noite passe e vai ao endireita!!!!
    Fala a experiência....
    Se precisares do contacto diz!
    Um beijo para a Joana e para ti nada...pois não soubeste estar á altura da situação!

    Devias ter partido aquilo tudo!
    Medricas!
    Então e não é que depois voltaste ao local do crime!!!!

    ResponderEliminar
  11. Eu não voltei!
    A Joana no dia seguinte foi com a irmã (começam a render os dois balúrdios que paguei pelas cartas de condução delas).

    ResponderEliminar
  12. Rafa! Estás a ser mau! Devias eras aconselhá-lo a dançar o tango...a ver se ele se endireita! Isso sim! Isso é que era um conselho- não é o de Canas que esse é com um "C" de Car(v)alho - conselho de amigo...

    O par? Ele que o arranjasse (eu não que fui operado ao joelho) (eheheheheh)

    ResponderEliminar
  13. Nos primórdios não tinhas sido operado...

    ResponderEliminar
  14. Para a próxima queres levar uma gaja também franzina mas dedicada ao Combat e muito chatinha?

    (as melhoras, Joana!)

    ResponderEliminar
  15. Olha boa! Levas a Ana, solta-la nas urgências e, quando a poeira assentar, levas a Joana uma vez que tens via livre!

    ResponderEliminar
  16. Ó Ana, e levas o saco? É que nem ginjas!

    ResponderEliminar
  17. Vêem como as "coisas" já se começam a endireitar?

    ResponderEliminar
  18. Vou pôr o sonotone para ouvir melhor o som do "endireitar"!

    ResponderEliminar
  19. Se endireitar, chama-me para eu asistir!

    ResponderEliminar
  20. Acho que se o corpo clínico refilasse era todo despachado ao soco e ao saco! :D

    ResponderEliminar
  21. Como é o corpo do clínico?

    ResponderEliminar
  22. Essa palavra até custa a dizer...

    ResponderEliminar
  23. Levo o saco e o mau feitio!

    ResponderEliminar
  24. Não queria estar na pele do ortopedista. Acho que ele vai ter de ir ao endireita.

    ahahahahahahahahahahahahah

    ResponderEliminar

Tuna Tecales!