quarta-feira, julho 28, 2010

Capítulo I - Vendo e dançando...

Porque o prometido é devido... eu gosto de criar suspense e deixar toda a gente de água na boca. Toda a gente e até a São Rosas. Agora que o Saramago nos deixou e já não pode cumprir o acordo com a Caminho de uma edição a cada dois anos, surge uma nova pena que promete postar um capítulo de cada vez, dentro desse prazo. Por isso meus caros e caras, é aguardar, é aguardar, que quando prometo, cumpro.
Pois dizia eu que um grupo de excursionistas sem cheta abandonou um dia de sexta-feira a segurança do lar na Lusa Atenas e meteu-se por atalhos rumo ao Douro Sul, até uma bela freguesia de Lamego, Cepões. Esperavam presunto e vinho na rua, pelo menos era isso que um dos galfarros assim dizia: "Este ano vamos mais cedo que é para a dama travesti nos dar mais presunto e vinho tinto..". Enganou-se redondinho, porque a crise começou a sentir-se até no beneplácito dos humildes. Valeu-nos a vontade e aquilo que tínhamos levado para a ceia, que, se presunto não era, comeu-se como se fosse, tal era a esgana.
Segue-se uma amostra dos momentos iniciais da festa.
Olha as novas oportunidades. "Ó homem... você é 'inginheiro', só ainda não sei em quê. Mas canudo já tem, por isso, à falta de melhor, arranjo-lhe um cargo no governo, pode ser?"
Sim senhor... 'inginheiro'...quem diria? Com o curso 'Esfola tolos e todos' até posso ser ministro das finanças...
Nesta harmonia de sons nunca se ouviu o Paulo Moura a virar-se para o único grande músico da tuna (sim, esse em quem estão a pensar, o homem do bandolim) a dizer: "Ó pá, esse bandolim afinado até que seria interessante. Cambada de surdos!!!!
Os graves da tuba foram um coisa grave...
À falta de atenção, o gajedo jovem tentava ocupar os tempos mortos, exibindo-se...
DEPOIS À NOITE (2ª Parte do primeiro Capítulo)
Apareceu lá um careca, esquisito, bicho ruim que fazia xixi por uma garrafa de Luso (DAS PEQUENAS!!!) que apostou quebrar quatro em linha antes de ir para a cama. Falta a prova documental da quarta, mas ela aparece mais abaixo com uma garrafita na cabeça.. Contem-nas:

Vai uma...

E vão duas...

Continua duas...

E vão três...

Apita o comboio...

Eu não tinha dito que aquele pessoal tinha dançado com o conjunto?

E vão quatro.

Esta, por ser especial, merece legenda. Diz a Romi: "Ai Rafael, eu não sei se me equilibro...". Responde o Rudolfo Valentino das Iscas: "Equilibras, pois. Isto é água, não é vinho. Só vais desculpar é que soltei uma salamantina, e a mim já me chegou ao nariz. Daqui a uns segundos está aí."

Mulher prevenida, a Romi pisgou-se e deixou-o a bailar sozinho.

Em perfeita ovação, o RVI foi pró meio do gajedo e haviam de vê-lo no 'Waka Waka, this is time for Cepões...' Enfim, uma vergonha terrível que manchou a noite de um macho que até ao momento não tinha dado um só motivo para ser comentado.... porque não fora um só; tinham sido muitos. Será que ele vai recuperar a sua honra perdida? Será o RVI homem para não acordar no dia seguinte com dores em todo o lado? Não percam no próximo capítulo a sair brevemente (???)

10 comentários:

  1. Eh pá! Essa do Grande músico da Tuna só tem um pequeno pormenor a corrigir: eu, embora tenha um bandolim não o toco. Sabem bem que eu sou mais de violar!

    ResponderEliminar
  2. AGORA SIM!
    Demorou mas o filme em episódios promete ser emocionante!
    Vi e RVI as imagens várias vezes para tentar descortinar quem é o RVI do filme!
    O cortejo teve graça!
    O que não teve graça nenhuma foi terem cortado a cena dopresunto!
    Será que a organização avisou o PM e o Carlos...
    Agora aquele gajo da garrafa na cabeça só pode ser alguém lá de Cepões, pois um marmanjo da cidade não larga salamantinas a ponto do par enjoado se afastar!
    Diz o cronista que o macho foi desbarantando uma a uma e só parou á quarta por falta de mão de obra, apesar de uma delas ter aguentado duas...musiquinhas seguidas!
    Não admira era de Cepões!
    Todo rôto nem a cama acalmou suas dores lombais nem vontade de outras coisas mais!
    Agurdemos então pelos próximos capítulos que o realizador promete serem mais calmos...

    ResponderEliminar
  3. RVI = Rudolfo Valentino das Iscas

    ResponderEliminar
  4. ... vontade de outras coisas mais? Conta, conta, conta e mete fotos...

    ResponderEliminar
  5. Bem, custou mas o nosso Saramago está a revelar-se, pela primeira vez desde há mais de 4 anos (sim, sim, este blog começou em Maio de 2006)!

    ResponderEliminar
  6. Não foi a primeira vez... logo no início fiz um post ao menino tonecas de Malta, sentado à frente de umas bolas... 'alembras-te'?

    ResponderEliminar
  7. Pois foi... mas já passou tanto tempo que o teu hímen recompôs-se.

    ResponderEliminar
  8. Tá óptimo ó "Rudolfo Valentino das Iscas" ahahah

    ResponderEliminar
  9. Ora lá caiu mais uma pinguinha,gorda...

    A reportagem do bailarico, com os equilibristas,dançarinos e afins,dá uma pálida ideia da diversão!

    O Rudolfo dançou com quatro, mas só dormiu com uma...

    ResponderEliminar
  10. Dormiu?! Lá se vai a lenda...

    ResponderEliminar

Tuna Tecales!