terça-feira, novembro 01, 2011

«Tradicionalidades» - o Coiso na Lapa do Lobo

"Lapa do Lobo, freguesia do concelho de Nelas, viveu uma noite memorável de etnografia e folclore no sábado, 22 de Outubro, com a actuação do Grupo de Danças e Cantares dos CTT de Coimbra, em espectáculo proposto pela Fundação Lapa do Lobo no âmbito de um ciclo de actividades subordinadas ao tema Tradicionalidades."
Notícia completa no «Farol da Nossa Terra» e fotos gentilmente gamadas lá:












"«Na música do canto dançado refugia-se a vida e a morte, o sol que triunfa sobre a noite e as contradições da vida. Tudo é caminho, percurso e romaria... e dança...e tempo. Este é o grito de pessoas que se entendem para, da massa amorfa do quotidiano, fazerem chegar aos outros as harmonias do mundo.»
Assim se apresentava o espetáculo que foi levado a cena, mas o arcaboiço da organização saiu dos carris e já nem nos lembrámos de tão egrégias palavras. Havia uma estúdio de filmagens montado que até girafas tinha e montes, carradas de câmaras de gravação Full HD. Nunca visto.
Ó Pedro, quando se come? pergunta recorrente, pois foi um dos poucos espetáculos em que houve 3 refeições. No meio delas metemos o coiso do coiso. Foi à fartura.
Por iniciativa aqui do JE fizemos um palco mesmo para 'inbejosos'. Uma mesita de ATL e uns bancos para duendes imitavam um ambiente de tasca.
A vantagem é que, além da imitação do espaço, também havia imitação de presunto, queijo, chouriço assado, broa e vinho. Tudo tão bem imitado que até se comeu e bebeu e só sobrou um naquinho!
O espetáculo também se comeu bem. Claro que a brigada do reumático saiu rebentadinha, mas do lado da tocata houve música a metro para dar e vender. Alguns momentos foram de ir às lágrimas pela qualidade dos executantes.
No fim, e para sobremesa, foi gravada uma sequência entre a MM e o PC para o documentário da BBC - «Como sobreviver à crise dando-lhes música».
Foi linda a festa, pá.
Abraços
Antonino Silva"
(repórter infiltrado da Tuna Meliches)

Este espectáculo, assim como todo o ciclo de actividades em que se integrou, foi uma iniciativa da Fundação Lapa do Lobo, criada pelo nosso amigo Carlos Torres, que neste video da Viseu TV explica tudo:

2 comentários:

  1. Novidade no Guião e demais pormenores do mesmo. Quem o terá elaborado?Assim sim! Até o PM aprovaria...

    ResponderEliminar
  2. É mesmo impressionante. Eu diria mais: um milagre! Quem os viu e quem os... Coiso!

    ResponderEliminar

Tuna Tecales!