domingo, janeiro 18, 2015

«Fado por condição» de Manuela Bravo

«Fado por condição» deu uma celeuma enorme na Coimbra dos machos, em 1996 (mas hoje parece-me que pouco seria diferente). Numa pesquisa que fiz na internet, nem sequer consegui descobrir uma reprodução da capa.

O seu pai, Loubet Bravo, era um conhecido cantor de fado de Coimbra. Manuela Bravo gravou este álbum em homenagem ao seu pai, mas viu-se envolta em polémica pois os meios mais tradicionais não aceitam que o fado de Coimbra seja cantado por mulheres. O disco foi gravado com António Pinho Brojo e o seu «Quarteto de Guitarras».

[fonte]

quinta-feira, janeiro 15, 2015

CONCERTO TAGV- RICARDO DIAS ENSEMBLE


Convidado Especial para dia 16 de Janeiro no TAGV
Janita Salomé - Cantor e compositor português, de nome completo João Eduardo Salomé Vieira, 

Cantora Convidada para dia 16 de Janeiro no TAGV
Beatriz nasceu em Coimbra 


Convidado especial para dia 16 de Janeiro no TAGV
João Moreira nasceu a 11 de Junho de 1970 em Lisboa, e toca trompete desde os 11 anos de idade. É licenciado desde Janeiro de 1999 em Jazz e Música Contemporânea pela New School for Social Research (Nova York),


Convidado especial para dia 16 de Janeiro no TAGV
Manuel Rocha nasceu na cidade de Coimbra no ano de 1962, onde acabou por frequentar aulas de violino, instrumento cuja aprendizagem aprofundaria posteriormente - em 1982 - quando se fixa por seis anos em Moscovo para a sua formação em Professor de Violino e Músico de Orquestra.
É integrante, e uma das forças motrizes, do grupo Brigada Victor Jara e do GEFAC 

 Director do Conservatório de Música de Coimbra
Convidado especial para dia 16 de Janeiro no TAGV
Nuno Correia da Silva - há cerca de 20 anos com a sua entrada no Orfeon Académico de Coimbra, pela mão do maestro Virgilio Caseiro, despertou o seu interesse pelo canto. Ingressou no Conservatório de Musica de Coimbra, sob a orientação da Prof. Cristina Aguiar e mais tarde da Prof. Isabel Melo e Silva. Concluiu a sua formação em Canto com nota final de 19 valores. Durante a sua formação participou em várias óperas e encenações musicais tais como Dido e Aeneas, no papel de Aeneas, Oratória de Natal - op. 12” de Camille Saint-Säens, “Stabat Mater” de José Maurício e a obra “O Messias” de Häendel.

Preços 10€
Mais de 65 anos 8€

segunda-feira, janeiro 05, 2015

A Tuna Meliches e o Metro Mondego, na RTP e na Antena 1

Depois de vários adiamentos que nos foi informando a jornalista Carolina Ferreira, hoje foram para o ar as reportagens sobre o Metro Mondego na RTP e na Antena 1.

Começou às 13h00 na 1ª parte do «Jornal da Tarde». A reportagem sobre o Metro Mondego começou aos 21m35s. Aí, a Tuna Meliches só é ouvida num trecho que finaliza a peça, entre os 26m45s e os 27m02s:



Às 15h30, foi o programa «À Espera do Metro» - reportagem de Carolina Ferreira na Antena 1.
"Há 5 anos foram retirados os carris no centenário Ramal da Lousã, para se preparar a chegada do Metro Mondego, entre Serpins e Coimbra. Só que a obra acabou por ficar suspensa, em nome da crise financeira do país. O projeto já custou 107 milhões de euros mas ainda está à espera de decisões. A Antena 1 percorreu o traçado e conta-lhe histórias de vidas entrecruzadas com a narrativa do projeto."
A Tuna Meliches é identificada e ouve-se em dois trechos de duas músicas entre os 16m10s e os 17m00s:



Às 18h00, o programa «Portugal Directo» da RTP deu destaque ao Metro Mondego nas duas partes do programa. A primeira parte está disponível neste link. Na segunda parte, aparece a Tuna Meliches a cantar no apeadeiro de S. José e ouve-se de seguida outro trecho, entre os 4m26s e os 4m55s:

TUNA MELICHES NA REPORTAGEM DA RTP1 SOBRE O METRO MONDEGO

Segunda parte da reportagem da jornalista Carolina Ferreira na RTP1.
A primeira parte pode ser vista AQUI