terça-feira, março 15, 2011

Momento Cultural ou "Tu_na Testiqueles"!

Há dias enviaram-me algumas destas "prevenções" cardíacas que, dado o seu interesse,parcialmente vos retransmito. Atentem, pois!

Christiaan Barnard (1922-2001), famoso cirurgião sul-africano, escreveu o livro ”Como defender o coração - tudo o que precisa saber sobre o ataque cardíaco” (Livros do Brasil, Lisboa, 1971), de onde foi retirada a seguinte passagem (pp. 88-89):

"Muitas vezes me tem sido feita esta pergunta de ordem geral: “Doutor, se um homem saudável de quarenta e cinco anos o procurasse e lhe perguntasse o que deveria fazer para evitar a doença coronária, o que é que lhe diria?” Invariavelmente, quem faz a pergunta espera uma espécie de resposta do tipo frase-feita, como por exemplo: “Dir-lhe-ia que aprendesses estes simples versos:

Deitar cedo e cedo erguer,
Não fazer exercício de competição,
Evitar todo o stress,
Ter cuidado em não comer
Manteiga ou ovos ou creme ou carne.

E porque é mau ser varão,
Como está claramente provado,
Faça extirpar os seus testículos!"

Mas, perguntamos nós, valerá ter assim um coração saudável, com as coronárias “desentupidas”?
A última linha destes versos propõe uma medida draconiana - não fundamentada em dados estatísticos sobre a longevidade dos eunucos*** - retardando assim o "dia da prestação de contas a Deus".

Já perceberam agora por que razão os homens se conformaram há muito com a ideia de viverem menos tempo do que as suas companheiras? Eu cá também vou ter de me conformar…
***Presumo que, em caso de utilização de saca-rolhas na dita extirpação dos "ditos", possa haver alguma excepção nessa longevidade dos eunucos...

1 comentário:

Tuna Tecales!