terça-feira, dezembro 13, 2011

O Amadeu vai mostrar como se toca cavaquinho sem se ver a mão direita


"Continuando o Ciclo «Tradicionalidades do Canto, da Dança e da Música», vamos ter no próximo dia 17/12, às 21:30, no auditório da Fundação Lapa do Lobo

O cavaquinho
Espectáculo Monográfico, com Amadeu Magalhães

Sobre o espectáculo

O Cavaquinho, cordofone de 4 cordas da família das violas europeias, também designado por machimbo, machim, machete, manchete ou marchete, cavaco, braguinha ou braguinho, terá as suas origens na região de Braga.
Graças à facilidade de transporte e à sonoridade muito dada ao acompanhamento de canções vivas e alegres, chulas, malhões, canas-verdes, etc., daí se foi difundindo para outras regiões do país e do mundo ( Coimbra, Lisboa, Algarve, Madeira, Açores, Cabo Verde e Brasil ), por vezes com ligeiras modificações, a tal ponto que aparece nas ilhas Hawai um instrumento igual ao cavaquinho - o «ukulele» - ao que tudo indica, levado por um Madeirense.
Instrumento desconhecido de muitos durante vários anos, o cavaquinho renasceu nos anos 80, graças a um fantástico trabalho de Júlio Pereira, passando a integrar os mais diversos grupos que trabalham na área da música tradicional.
Podendo ser tocado em diferentes afinações e com diversas técnicas, pergunta-se:
- Qual será o seu verdadeiro potencial?
- E quais as suas limitações?
- Que sonoridades se poderão extraír de tão pequenito instrumento?
Ao correr da interpretação de vários temas, um dos responsáveis mais recentes por "...uma certa forma de tocar o cavaquinho", irá mostrar-nos técnicas de execução e abordar questões rítmicas, harmónicas e melódicas deste fantástico instrumento.
Num ambiente que se pretende contagiante, pedagógico, mas informal, vamos partilhar experiências com o especialista convidado - Amadeu Magalhães.

Pedro Fonseca"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tuna Tecales!