domingo, dezembro 25, 2011

Tradicionalidades - foi a vez do Amadeu dar música

Excertos da notícia no Farol da Nossa Terra:
"Num ambiente contagiante e pedagógico, o Auditório Maria José Cunha, da Fundação Lapa do Lobo, acolheu na noite de sábado, 17 de Dezembro, um invulgar concerto monográfico de cavaquinho, precisamente o quarto evento cultural do ciclo «Tradicionalidades do Canto, da Dança e da Música» que a própria Fundação tem vindo a dinamizar em parceria com o lapense Pedro Fonseca, um entusiasta desta temática cultural.
Cumprindo a promessa feita um mês atrás, ante o entusiasmo do público que assistiu ao excelente concerto acústico do grupo de cordas da secção de fado da Associação Académica de Coimbra (AAC), Pedro Fonseca trouxe agora ao mesmo palco o responsável musical daquele grupo, Amadeu Magalhães, professor de instrumentos tradicionais (cavaquinho, bandolim, guitarra, concertina, flauta e gaita de foles).
Acompanhado à guitarra por Miguel Veras, o especialista convidado, conhecido por trabalhar com os Realejo, grupo de que é responsável desde 1990, Fausto, Dulce Pontes, José Cid, Roberto Leal, Né Ladeiras, Brigada Vítor Jara, Anabela, Paulo Bragança, Paulo de Carvalho, Luís Represas, entre outros, entusiasmou uma assistência de 70 presenças e a todos impressionou na sua forma diferente de tocar cavaquinho, explicando ao mesmo tempo as técnicas de execução e os pormenores rítmicos, harmónicos e melódicos daquele instrumento.
Num ambiente que acabou por se tornar informal, pela dinâmica que foi sendo criada entre a plateia e o palco, viveu-se uma noite especial, de duas horas e meia de espectáculo, que deu ocasião à interpretação de Laurindinha, Rosinha do meio, Corridinho, Alecrim, Music for a found harmonium, Quadrilha menor, O anel que tu me deste, Não vás ao mar Toino!, Vai-te lavar morena, Polkas, Palaciana, Ó meu menino Jesus, Laranjinha, São Gonçalo de Amarante, e Vira Minhoto, sempre com algumas notas explicativas entre cada uma destas músicas. A constituição do instrumento, a amplificação de som, a comparação de escalas entre o cavaquinho e a guitarra, a diferença de sonoridade do trémulo do cavaquinho e da guitarra, a diferença entre o cavaquinho brasileiro e o cavaquinho português, as técnicas da guitarra clássica para fazer melodias, o tipo e a espessura de cordas, as afinações, etc., foram aspectos que ia abordando, umas vezes por iniciativa sua, outras vezes para satisfazer questões que eram colocadas por Pedro Fonseca e até por outras pessoas da plateia ligadas à música (...)"




E o Pedro Concertinas mostrou que sabe pegar num microfone de forma sensual:

2 comentários:

  1. E o Pedro está de parabéns pela excelente iniciativa e claro pelo espectáculo que proporcionou!
    O artista convidado era êxito garantido!

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  2. Nada comparado com a Tuna Meliches, mas certamente fez o que pôde.

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Tuna Tecales!