domingo, novembro 24, 2013

Já havia literatura mas agora há comida de «Cordel»


Tinha lido no «Diário de Coimbra» uma notícia de um novo restaurante em Coimbra, na Rua Salgueiro Maia, em Santa Clara: "Trata-se de uma aposta do chef Paulo Queirós que oferece à cidade «um novo conceito de cozinha»", cruzando restauração com doçaria e mercearia.
No sábado, tentámos ir até lá. Voltas para cima e para baixo mas não encontrámos o «Cordel». No início da rua havia um café («Brasileiro») que vimos que servia refeições e fomos lá. E comemos bem, por um valor muito reduzido (€ 6,50 por pessoa, com salada, sopa, frango assado no forno com batata e arroz, vinho verde à pressão, sobremesa e café).
De barriguinha cheia, antes de regressarmos a casa, tentámos de novo percorrer a Rua Salgueiro Maia em busca do «Cordel». Mas, de novo, chegámos ao fim da rua sem encontrarmos nada. Estava uma senhora à porta de casa e perguntámos-lhe se sabia deste novo espaço. Não sabia. Invertemos a marcha e, quando passámos de novo pela senhora, ela fez-nos sinal para pararmos:
- Afinal o restaurante existe e é aqui mesmo, do outro lado da rua. Olhem.
Duas raparigas estavam à porta, de avental, e explicaram-nos que os reclamos ainda estavam a ser feitos e só chegariam na 3ª feira.
- Querem entrar e beber um café?
- Obrigado, mas se estiverem abertos amanhã, vimos cá almoçar.
- Estamos abertos todos os dias.
E lá regressámos hoje.
O espaço está muito interessante, com um móvel antigo de mercearia no topo, com tulhas e prateleiras com produtos tradicionais que estão à venda. Queríamos trazer algumas conservas mas ainda não tinham os preços:
- Podem levar o que quiserem e depois passam por cá para pagarem.


Para experimentarmos, pedimos quatro pratos diferentes: bochechas de porco, lombinhos com queijo do Rabaçal e batata doce, rojões e filetes de robalo com amêndoas e batata roxa. Sim, sim, batata roxa... uma delícia, e o chef Paulo Queirós ainda teve a amabilidade de vir à mesa explicar-nos que não se encontra à venda ("por vezes há na Makro") e que até "há batata violeta".
Estava tudo tão bom que temos de lá voltar para provarmos outros pratos... e repetirmos alguns dos que experimentámos.
Tudo isto acompanhado por um tinto de reserva da Bairrada...


Para sobremesa, deveríamos provar a doçaria, outra especialidade do «Cordel», mas as nossas barriguinhas já estavam "sossegadas"... e pedimos um marmelo assado. Fotografei-o para mostrar que um só marmelo pode valer por um par de marmelos.


As minhas filhotas pediram cafés e trouxeram-nos quatro pequenos pastéis de Santa Clara. E que delícia que estavam. Aquela massa estaladiça com sabor a manteiga... e um recheio divinal... hmmm... ficámos fãs.

O «Cordel» tem uma página no Facebook e uma página internet.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Paulo Moura25/11/13 22:33

      E eu sou lá de planear incursões destas?

      Eliminar
  2. O Cordel agradece os comentarios e espera agradar a cada visita que nos façam.
    Obrigado pelo estimulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Moura5/1/14 23:20

      A malta é que agradece ter um "cantinho" em Coimbra onde os nossos aparelhos digestivos são tão bem tratados.

      Eliminar

Tuna Tecales!