quarta-feira, outubro 31, 2007

Cuidado com o "olho", RAFA!

- Liga o "sonotone", Rafa! A catarata não está no "olho" da "filmadeira"!...-Também não está nesse "olho", senão nem vias as flores!...
-Ah! Afinal é para veres melhor a da tua frente, a SrªD.Flor-Celeste!!!

.BOA OPERAÇÃO,AMIGO! Sê malcriado e manda a "catarata" p'ró car(v)alho.

domingo, outubro 28, 2007

Mensagem de esperança para muita gente: a São Veiga prefere palhinhas curtas!


Finalmente chegou o dia em que íamos conhecer pessoalmente a nossa prima São Veiga (por parte da São). A malta queixa-se do aquecimento global mas hoje até deu jeito, que estava um solzinho bem agradável no Parque Verde do Mondego. O Rafaelitolindo até levou dois aparelhos, um em cada orelha, para não perder nada do momento.



O Carlos Car(v)alho levou consigo uma velhinha simpática, que tinha uns dentes postiços perfeitos. Hoje, a velhinha aprendeu uns truques novos para usar a mão.



A São Rosas ofereceu à rica prima uma t-shirt "amo-te São". O Car(v)alho, que nestas coisas (e noutras) não gosta de ficar atrás, ofereceu-lhe uma "rosa vermelha completa com os seus espinhos", um palhaço músico ("tem tudo a ver com a Tuna Meliches", disse ele) e um CD da Jacinta a cantar José Afonso. O João Paulo aqui está a desembrulhar o palhaço músico. A São Veiga ainda teve uma leve esperança que fossem pilhas para as prendas que recebeu da Erosfarma, mas...



A conversa saltitou entre diversos temas, desde "a São Veiga pastora que levava jornais para ler enquanto guardava o rebanho de 500 ovelhas na Idanha" até aos "45 cêntimos que rendeu o ensaio da Tuna Meliches no largo da rainha D. Leonor, no Festival do Amor em Beja"...



... passando pelas "noites à espanhola e manhãs à portuguesa da São Veiga em Salamanca" e pela malta lerda que não tem pedalada para o que ela escreve na internet.



O João Paulo diz que tem maus fígados, mas só se for por ter uma alma maior que o corpo, o que obviamente lhe aperta a vesícula.



Não admira que ele esteja "em primeiro lugar" na lista de afectos da São Veiga. Em segundo lugar? "O computador, que me liga ao mundo. Em terceiro a São Rosas e a Tuna Meliches, que me fazem rir tanto. E em quarto lugar, os Gato Fedorento". O Carlos Car(v)alho acha natural esta sequência: "afinal, os Gato Fedorento são só ao domingo e nós somos todos os dias".



Com a mudança de hora (blhac!), a conversa acabou perto das duas da tarde (três pela «hora antiga»). Mas nem nos lembramos da fome, quando estamos em boa companhia.


Foi muito bom conhecer-te e ao João Paulo pessoalmente, São rica prima da São (por parte da São)!
___________________________
Ao abrigo do direito de resposta, eis a dita da rica prima São:

"Eu ainda estou em 'estado de graça', que é como se fica quando se é apanhada por estes 'cães-guia' dos meus humores, amores, humidades y humanidades!
E até esqueci a vida, a hora, a bica (de café e de água do garrafão!)
E, sim, prefiro palhinhas curtas, em mentes brilhantes, e que me encham (y inchem) as minhas medidas!
E incheram-me! Incheram-me de... orgulho de serem reais, como os tinha imaginado: genuínos, salgadinhos y picantes!




Obrigada
Por tanto Amor
Por tanta Emoção

RicaPrimadaSão"

Para uma Amiga (Prima da São)

Julgo que, passados estes anos,nem a ler-l_e o jornal,como quem lê para um rebanho, encontrar-l_e-ás a tal voz grossa...
.Boa apanha d'águas(Luso, castelo, pisões,etc.)!

sábado, outubro 27, 2007

O Pedro Concertinas quando for grande*

Vitaly Dmitriev - Bach - Fuga em Ré bemol BWV 565


* e, claro, só se conseguir vender os dois acordeões...

quarta-feira, outubro 24, 2007

Corvus Corax no Centro Norton de Matos 17/11

Loud!: Corvus Corax em Portugal
Os Corvus Corax - uma das principais bandas do movimento musical neo-medieval alemão - estarão em Portugal (...). A primeira parte ficará a cargo do projecto húngaro The Moon & The Nightspirit, cujo novo trabalho, «Regõ Rejtem», foi recentemente editado pela Equilibrium.

Loud!: Corvus Corax e The Moon & The Nightspirit [também] em Coimbra

POIS É!
Os preços é que não são muito simpáticos, dado o custo do espectáculo!
17 euros para quem comprar antes do dia 17;
20 euros comprados na bilheteira no próprio dia 17.
Não há lugares sentados.Tudo de pé aos saltinhos e aos gritinhos!
É complicado, não é?
É a vida!

segunda-feira, outubro 22, 2007

sábado, outubro 20, 2007

Datas e locais dos espectáculos de Corvus Corax



DATE CITY ZIP LOCATION TICKETS

08.11 2007 Lyon F Lyon-Hall
09.11.2007 Barcelona E Apollo 2
10.11.2007 Irun(Guipuzcoa) E Tunk
11.11.2007 Madrid E Ritmo & Compas
14.11.2007 Vigo E Fabrica do Chocolate
15.11.2007 Braga P Censura Previa
16.11.2007 Corroios P Cine-Teatro
17.11.2007 COIMBRA PORT CENTRO NORTON MATOS
18.11.2007 Sevilla E Sala Q
30.11.2007 Berlin 10407 Velodrom-Kaltenberger
01.11.2007 Berlin 10407 Velodrom –Kaltenberger
07.11.2007 Amsterdam NL 1017-PH Melkweg
12.11.2007 Wien A-1200 Planet Music
etc...

DIABO A SETE NA FNAC




Por cá estiveram o Rafaelitolindo,Celestelinda, Berta, Antonino, Lurdes, Beatriz, Mafalda, Marilia, Quinteiro(clarocomumareportagemàrafaelitolindotunamelichesmuitofraquinhamasfoioquesepôde-arranjarevivóovelhofaltouopaulomouraquefoiparaumjantaralhoeporcausadissomandeioprócar(v)alhoeocarloscar(v)alhochamoumemalcriado)

quinta-feira, outubro 18, 2007

«Quinta dos Termos» é notícia no «Jornal do Fundão»


52 hectares de vinha, ainda para mais na Beira Interior, é obra!

Quinta dos Termos sempre em crescimento
artigo de Filipe Sanches para o JF de 18/10/2007

Aquilo que começou por ser quase uma brincadeira, é hoje um negócio de enorme êxito e que está a deixar João Carvalho preocupado.

NUMA altura em que entra no sétimo ano de produção, a Quinta dos Termos, no Carvalhal Formoso (Belmonte), continua em franco crescimento e a ganhar importância no sector dos vinhos em Portugal. Para além de estar em todas as garrafeiras da Beira, a marca lançada por João Carvalho alargou horizontes e hoje espalha-se pelo país, marcando presença em todos os espaços do Grupo Sonae (Modelo e Continente) e até nas elitistas e exigentes Lojas do Gourmet, no “El Corte Ingles”, em Lisboa e Gaia.

Quando em 2001 se lançou no sector, João Carvalho estava longe de imaginar que os seus vinhos entrariam de “caras” no mercado. “O Quinta dos Termos foi bem aceite e o próprio mercado puxou por nós. Fomos plantando cada vez mais vinha, testando novas castas e a produção foi aumentando. Todos pensavam que a adega era enorme, mas rapidamente se tornou pequena e neste momento estamos a ampliá--la”, explica João Carvalho, que no seu investimento tem contado com apoios do IFADAP.

A Quinta dos Termos tem uma produção de 200 mil litros por ano, mas a área de vinha aumentou recentemente para 52 hectares e, por isso, em 2009 já deverão sair da adega 350 mil litros. João Carvalho tem uma rede própria de distribuição e na quinta emprega quatro pessoas a tempo inteiro, contando ainda com a sabedoria de quatro técnicos: o enólogo Virgílio Loureiro, o engenheiro Santos na viticultura e as engenheiras Lurdes Carvalho (sua esposa) e Teresa Martins no departamento químico. No tempo das sachas e das vindimas, os empregados atingem a meia centena.

Com o crescimento do negócio, João Carvalho vê-se obrigado a dormir na quinta e às sete da manhã já está na adega. Diz que precisava de dias mais compridos. O engenheiro é ainda empresário da área têxtil e da construção civil e também professor universitário na UBI. “O vinho começou por ser um hobby, mas tornou-se um assunto demasiado sério. Falta-me tempo para todas as minhas ocupações”, revela João Carvalho, que não fecha a porta a um eventual negócio: “Vender? É possível, sim. Quem me conhece sabe que não me agarro muito às coisas. Mas não sei se alguém estaria disposto a pagar-me aquilo que qualquer um dos meus negócios vale.” Não é a primeira vez que uma grande sociedade do sector vinícola compra uma marca de sucesso. Nunca se sabe se não virá por aí uma oferta. Mas João Carvalho não pensa nisso e preocupa-se já com novos produtos. Depois do espumante, poderá vir a aguardente e também a entrada no mercado do mel.
_________________
Na Quinta dos Termos existe o único campo de clonagem da Beira Interior, supervisionado pelos professores Antero Martins e Luís Carneiro e apoiado pelo Ministério da Agricultura, que tem como objectivo recuperar a quase extinta Fonte Cal, uma casta branca, tradicional da Beira Interior. Foram resgatadas 206 videiras em toda a região e fizeram-se 15 enxertos com cada uma delas. Dos 3090 enxertos resultantes, seleccionar-se-ão 20 por cento, que servirão para fazer outro campo. Depois serão seleccionados 10 por cento, obtendo a casta final. Este processo de recuperação da Fonte Cal tem sido elogiado por vários especialistas. A Quinta dos Termos tem outras novidades para além da Fonte Cal, como o Riesling (branco), o Syrah e o Tinto Cão (tintos) e o Baga (espumante tinto e rosé). Este ano, a marca já recebeu uma medalha de prata em Portugal (com o Reserva Tinto de 2004) e três distinções em Inglaterra (com o Touriga Nacional 2004, o Colheita Seleccionada de 2004 e o Espumante Tinto de 2005).

Música Celta


Sim... de facto a música é só uma!
Aqui se prova como se pode viajar no tempo e sincronizar instrumentos dos primórdios da existência humana com os mais sofisticados da actualidade.

segunda-feira, outubro 15, 2007

O troféu é amaricadito mas a intenção é boa


A nossa amiga Gotinha atribuiu à Tuna Meliches o Prémio Visitante:
"A amizade e a solidariedade na blogosfera são algo de muito profundo e de muito construtivo que temos que desenvolver. Criam-se representações de pessoas que não conhecemos mas que nos deixam o melhor do seu sentir enriquecendo um espaço de debate com as suas visões e as suas críticas. Nada tem valor se não for lido e partilhado.
O Miguel teve a simaptia de me honrar com este prémio tão solarengo.
Nos últimos tempos não tenho tido tempo para passear por aí, nem sequer visitar todos os Blogs ali da coluna do lado. Tenho sido uma visitante-ausente! O meu dever é agora eleger/premiar outros tantos blogs e respectivos autores com este prémio. Devido à falta de tempo e porque este prémio tem a ver com a amizade vou mencionar as pessoas que conheci somente devido à existência dos Blogs".

E lá nos pôs na lista. Bem hajas, amiGota!

domingo, outubro 14, 2007

car(v)alh(elh)os


Já foram ao blog dos nossos amigos Vozes da Rádio apreciar o texto que o Joca lá escreveu hoje sobre o nosso encontrão de 15 de Julho?
É aqui:
Alguns domingos atrás

quinta-feira, outubro 11, 2007

DIARREICOTARRAFAL


Com cara de sofrimento "diarreical"... mas com coisas sérias não se brinca...
Mas estive mesmo preso... dos intestinos, até passar pelo TARRAFAL... depois foi uma desgraça!

quarta-feira, outubro 10, 2007

Feira Medieval em São Silvestre - Coimbra



Nos dias 6 e 7 de Outubro realizou-se uma vez mais a feira medieval na terra onde eu nasci e me viu crescer - São Silvestre - aldeia pertencente ao concelho de Coimbra e que fica a cerca de 10 Km na Estrada Nacional 111 Coimbra - Figueira da Foz.
Este evento vem mostrar a muitos incrédulos que por cá ainda se valoriza a cultura.
Este meu pequeno "slide fotográfico" é apenas uma pequena amostra de gratidão para todos quantos colaboraram.

João Marcelino Cortesão Silva
E-mail: jmcortesao@gmail.com

Emplastro destacavel

Mais um destaque para a polivalência do P**** F****** Também não ponho o nome porque ele ainda não pagou! (provavelmente eu é que vou pagá-las, mas nós acertamos as contas)

terça-feira, outubro 09, 2007

"Soudade da minha enTerra Na_tal",Rafa?

A nossa homenagem a 8 diarreiCus heróis capeverdeiros...">
...com o habitual diztraque da polivalência de Pxxxxx Fons...(omiti o nome porque ele não pagou o bilhete de visita ao Blog)e de um fugidio aBaratado.

sábado, outubro 06, 2007

Recado à Berka.

Ah Berka, se pudesses contar/retransmitir ao Pi_eRr......que eu segui as instruções dele sobre"usar sempre sofre tu er original...
Esque-cel, é do bil gaitas! e gaitas é coisa do mais importante a preservar
"
e que, enquanto ele estava concentrado - vidé foto - quiçá, à procura do instrumento de sopro, eu li, com toda a atenção o artigo no"carregal-digital.pt" em que referem
"...no último sábado, dia 22 de Setembro, com o espectáculo etnográfico apresentado pelo Koisito..." (faltei eu, senão era mesmo o Coiso)e ainda "...Elegância (sem mim?!) e colorido foram nota... virtuosidade do acompanhamento musical, no qual merece destaque a polivalência de Pxxxxx Fons...(omiti o nome porque ele não pagou o bilhete de visita ao Blog), desdobrando-se no toque de pífaro,.. e gaita de foles."
"Fascinada e completamente rendida a tão bonito espectáculo, a assistência nem queria acreditar que o mesmo tinha chegado ao fim quando subitamente foi dado por terminado. Sentiu-se, claramente, fome (e o cachet?) por mais, pela continuidade do grupo em palco!"
*Felizmente que o PM descobriu fotografia do acontecimento pífaro-nasal.

quarta-feira, outubro 03, 2007

Cabo Verde por SMS

Domingo, 30/9
(a caminho do aeroporto, depois da chuvada em Beja no Festival do Amor)
Rafaelitolindo > Moura - "Passados 30 Km o tempo está bom. Muito sol e estradas enxutas. Boa viagem!"
Moura > Rafaelitolindo - "Tens a certeza que não estás já em Cabo Verde?!"
Rafaelitolindo > Moura - "F***-se! O tempo à medida que nos aproximamos de Lisboa está F***IDO! Acautelem-se!"
Moura > Rafaelitolindo - "É porque já deves estar a regressar de Cabo Verde. Foi bom?"
Rafaelitolindo > Moura - "Chegámos a Lisboa. Enquanto não avoamos, vou cantando a capela, sem ter os músicos a f**erem-me as entradas e reentradas. * soudade, soudade, soudade da minha enterra... *"
Moura > Rafaelitolindo - "Soudade vou eu ter de vocês... Boa viagem, pás!"
Car(v)alho > Rafaelitolindo - "Tem cuidados especiais com o Sal. Tu julgas que só o açúcar te provoca surdez, mas na do Sal também deve haver gente com diabetes."

Terça-feira, 2/10
Rafaelitolindo > Moura - "Porra! Estou no Tarrafal!"
Moura > Rafaelitolindo - "Coitado... A que horas são as visitas? Queres que te leve cigarros?"

(e a viagem continua...)

segunda-feira, outubro 01, 2007

Anda um gajo a dar entrevistas à chuva...

... no Festival do Amor em Beja, em que falei na actuação cancelada da Tuna Meliches por causa da chuva, de sermos um grupo de Coimbra que foi de propósito a Beja para o Festival do Amor, da nossa especialidade - o kara**oke, dos nossos amigos de Beja que conhecemos através dos blogs...
... e a gastar € 0,75 no JN do dia seguinte...
... para não aparecer nem sequer uma palavrinha?!
Teixeira Correia, nunca mais te digo nada!