segunda-feira, junho 12, 2006

O código D'Avintes

Sinopse:

A acção decorre em Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia.
Hermenegildo Rui Lopes, conceituado filósofo e gastrónomo, está no salão da Junta de Freguesia a proferir uma conferência sobre «A Implantação da República e a Gnosiologia da Broa de Avintes» quando recebe uma notícia inesperada: a velha Maria Tarreca, a maior especialista na fabricação da iguaria, foi encontrada morta com um código indecifrável no bolso da bata - 500 FM. 300 CT. 5-6 czd.
Com o propósito de decifrar o estranho código, Hermenegildo Rui Lopes e uma jovem historiadora francesa, Sophie Saulnier, intentam deslindar o caso.
Perdidos na investigação, chegam a telefonar ao Nuno Rogeiro e ao Prof. Marcelo, que costumam saber tudo. Debalde, porém.
Aos poucos, vão descobrindo uma série de pistas inscritas nos monumentos em pedra da localidade. Com algum esforço percebem que há uma lógica comum em todas elas: Foram realizadas por pedreiros. E mais: A grande maioria era de uma data posterior a 1869, data da abolição da escravatura em Portugal. Logo, só poderiam ter sido feitas por pedreiros livres. "Pedreiros livres" conduziu-os directamente a mais uma ligação óbvia: Redes maçónicas.
Tudo se complica porém quando Hermenegildo descobre uma outra surpreendente ligação: a cozinheira morta estava envolvida com o prior de Avintes. Todos em Avintes conheciam este facto com a notável excepção do marido de Maria Tarreca. De busca em busca percebe que o prior por sua vez faz parte do Priorado de Avintes, uma sociedade secreta fundada no segundo quartel do século XVIII - e à qual tinham pertencido o conde de Aveiras, o príncipe das Astúrias (D. Fernando, futuro Fernando VI de Espanha), a Madre Paula de Odivelas e o próprio rei D. JoãoV. Pretendia a oculta organização criar a RABA (Real Academia da Broa de
Avintes) e introduzir o estilo barroco na culinária lusa - e logo Sophie alvitra que a cúpula de côdea rija da broa se assemelha aos tectos abobadados da arte barroca. (Broa, barroca: simples abreviatura, ou perda de letras com a erosão do tempo).
Finalmente, os dois investigadores conseguem descriptografar o enigmático código. Era a receita da broa:
500 gramas de farinha de milho;
300 gramas de centeio;
5 a 6 horas de cozedura.


(recebido por e-mail, de autor anónimo e com alguns enriquecimentos do Lourenço Moura)
Alguém sabe se isto tem alguma coisa a ver com o livro «O código D'Avintes» de Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato de Faria?

14 comentários:

  1. ahahahahaha!!!!
    Isto é um espectaculo

    ResponderEliminar
  2. O Código D'Avintes
    Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal, Rosa Lobato de Faria
    Oficina do Livro

    Os sete autores de "Os Novos Mistérios de Sintra" reincidem no estilo corrida de estafetas de onde resulta uma apaixonante trama, de mistérios e amores, surpresas e humor. O mistério da infância de Jesus Cristo acaba por ser revelado nas margens do rio Douro.

    Sinopse

    O mistério da infância de Jesus Cristo acaba por ser revelado nas margens do Douro.
    Tudo começa em torno da trama sinistra do conclave dos Cavaleiros Teutónicos da Nova Ordem que quer dominar o mundo sem olhar a meios.
    Isaías Pires, professor de Medicina expulso da Ordem por práticas pouco ortodoxas, pertencente a uma outra organização que se opõe aos intuitos pérfidos do Conclave, sofre um trauma e desata a falar aramaico, língua corrente no tempo de Cristo na Palestina e, logo a seguir, começam a morrer patos e pombos por todos os cantos.
    De repente, todas as personagens, o anjo Gabriel e a sua Sara, Lilith, delirante diva, a Arminda do bar do hospital, o doutor Fraga, a padeira de Avintes, o ex-inspector Nuno Costa, o professor Aquilino, especialista em línguas mortas, e outros mais, bons e maus, desatam a procurar antiquíssimas relíquias sagradas que podem conferir um poder indescritível àqueles que as possuirem.
    O cúmulo é que a chave do código para chegar a essas relíquias está escondido justamente numa bela terra à beira do Douro e que, por isso mesmo, ficará para sempre conhecido por O Código D'Avintes.

    http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=3766

    http://www.edusurfa.pt/area.asp?seccao=4&area=1&artigoid=10637

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li o livro, mas esta versão deve ser bem divertida

    ResponderEliminar
  4. Há aqui alguém que diz ter sido plagiado:

    http://blogitico.blogspot.com/2006/06/o-cdigo-davintes.html

    «Dado o grande sucesso do livro 'Código DaVinci', venho aqui explicar-vos que esse livro é baseado num romance que eu escrevi há cerca de 10 anos - O Código d'Avintes.
    Eu, como não posso meter o Dan Brown em tribunal porque não tenho graveto para o fazer, vou-vos explicar nos próximos meses, o que é afinal O Código d'Avintes...

    Antes de mais, o Dan Brown até mudou o nome para um dos personagens do meu livro, que é o Daniel Castanheira, e ele chama-se agora Dan Brown (Castanho), esquisito não?

    Depois toda a estória é um plágio da minha obra, claro que o d'Avintes não tem nada a ver com a igreja e etc, mas com os mistérios da Broa d'Avintes.

    Daniel Castanheira (1761-1829), padeiro em Avintes, por volta de 1786 descobre que partindo a broa em 12 gomos, depois esfarelando o 8º gomo e espalhando as migalhas por uma mesa de vidro hexagonal, desvendam-se mistérios do passado e prevê-se o futuro, dependendo se se lê por cima ou por baixo da mesa.»

    ResponderEliminar
  5. Descobri (?) a fonte do anónimo:

    http://novafrente.blogspot.com/2006/05/o-cdigo-davintes.html

    Agora não tenho tempo para ver mais, mas parece-me um blog a visitar.

    ResponderEliminar
  6. Não sei, Dina. Quantos bloggers publicam coisas sem referência à origem? Fica sempre a dúvida.
    Mas o que eu gostava mais de saber era se esta sinopse tem algo a ver com o livro.

    ResponderEliminar
  7. http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=3766

    http://www.edusurfa.pt/area.asp?seccao=4&area=1&artigoid=10637

    As sinopses destes sites são as oficiais.
    Por que é que não comprei o raio do livro? Ainda no sábado estive com ele na mão mas optei depois optei por outro.

    ResponderEliminar
  8. Por serem estas as sinopses oficiais é que não vejo que haja algo em comum entre esta sinopse e o livro...

    ResponderEliminar
  9. Exactamente. E parece que o Herman José também anda a brincar com o tema. Eu não vi, disseram-me.

    ResponderEliminar
  10. Hoje procurei o livro no Carrefour mas não o tinham....

    ResponderEliminar
  11. A Bertrand tem e vende on-line

    http://html.bertrand.dalera.com/livro__q1livro_--_3D476083__q20__q30__q41__q5.htm

    ResponderEliminar

Tuna Tecales!