sábado, junho 30, 2007

Bem haja!

Há muitas palavras e frases que são usadas "às avessas". Por exemplo, se um homem faz uns biscates, sem emprego fixo, chamam-lhe depreciativamente um "tapa-buracos". E esse é um epíteto tão lindo e valioso!...
Razão tinha o ti'Cameira, que deu boleia, da Covilhã para Caria, a um puto da minha terra que estava lá a estudar no liceu. Quando chegaram, o puto agradeceu:
- Obrigado, senhor Cameira.
O velhote chamou-o à janela e pediu-lhe para voltar a entrar no carro, porque precisava de um favor dele. O puto lá entrou e o ti'Cameira arrancou, inverteu a marcha... e andou os 18 km que separavam na altura Caria da Covilhã. O puto, à medida que via que voltavam para a Covilhã, cada vez ficou mais admirado. Mas não teve reacção para fazer qualquer pergunta ao ti'Cameira. Quando parou o carro no sítio onde tinha dado boleia, o ti'Cameira ordenou ao puto:
- Agora sai, que eu não fui obrigado a dar-te boleia. Na minha terra diz-se bem haja!
____________________________
publicado originalmente no blog «Abaixo o Chispe Viva o Iogurte»

2 comentários:

  1. Olha se ele tem dito outra coisa, do tipo "fuosca-se".
    De qualquer forma não eras Obrigado a contar a história, mas ... Bem Hajas (não me caralhava bem levares-me agora à Covilhã), bem hajas outra vez.

    ResponderEliminar
  2. Se o ti'Cameira fosse vivo tinha-te dado boleia de Coimbra para o 7º Encontra-a-Funda...

    ResponderEliminar

Tuna Tecales!